VERONA é uma cidade do norte da Itália, na região de Vêneto.
É cheia de história, charme e beleza. Sua rica arquitetura foi desenvolvida ao longo de 2.000 anos, com adaptações urbanas posteriores e construções que a tornam ainda mais interessante.
Foi uma surpresa muito agradável conhecê-la, como o último destino da nossa viagem pela Europa em outubro desse ano! De certa forma me lembrou Firenze, na Toscana, mas é bem mais tranquila.
Nas nossas viagens sempre procuramos começar por um destino e partir por outro e, Verona tem o seu aeroporto que nos possibilitou voltar ao Brasil, fazendo uma breve conexão em Roma.
Não há necessidade de carro para percorrer as principais atrações do centro histórico da cidade. Recomendo caminhar e descobrir tudo de melhor que essa cidade tem a oferecer, mesmo porque muitos lugares são apenas para pedestres, mas é possível pegar ônibus ou táxi em determinados pontos de Verona.
Vamos aos principais lugares para conhecer em Verona:
1. Arena de Verona
Esse anfiteatro é mais antigo que o Coliseu, em Roma. Foi concluída no ano 30 e é o terceiro maior anfiteatro do mundo. Era palco para a luta entre gladiadores e na época abrigava quase toda a população da cidade. Atualmente devido a sua excelente acústica é palco para consertos musicais
2. Piazza Brá
A Piazza Brá é a entrada da cidade, é onde está a Arena Verona e a Porta Brá, um arco com um relógio que antigamente pertencia a muralha da cidade. Na verdade, a praça só começou por causa da Arena. No século XVII foram construído palacetes, a praça foi arborizada, atualmente está repleta de restaurantes.
3.Ponte Scaligero e o Castelvecchio
Essa ponte medieval é muito bonita e tem uma vista incrível do rio Adige. Ela liga o Castelvecchio que abriga uma belíssima galeria de arte ao Arsenal.
4. Piazza delle Erbe
A Piazza delle Erbe é a mais bonita de Verona. Ela guarda esse nome por ter sido o antigo mercado de ervas da cidade. Atualmente no centro dela existe uma feirinha cheia de lembranças da cidade, roupas e comidinhas. Ao seu redor estão dezenas de prédios coloridos que abrigam lojas e restaurantes.
As construções são lindas! Observe o Palazzo Maffei de (1668) em estilo barroco, o Leão de Veneza que simboliza o domínio de Veneza sobre Verona (1405) e a Casa dei Mercanti um edifício de 1301, típico de Verona.
5. Piazza dei Signori
Na Piazza dei Signori estão importantes palácios construídos nos séculos 14 e 15. Bem no meio está a estátua de Dante e em frente túmulos medievais dos Scaligeri, que governaram a cidade entre 1260 e 1387.
6. Castel San Pietro
Não pudemos entrar, pois estava em reforma, mas a mesma senhora que nos informou disse que valia subir as escadas ou pode subir pelo funicular, pela linda vista que se tem do alto. Vale mesmo!
7. Casa di Giulietta
Ninguém sabe se Romeo Montecchio e Giulietta Capuleto realmente existiram, mas existia sim uma disputa entre famílias ricas de Verona. Na época os casamentos eram arranjados em nome do poder e a história trágica de amor pode sim ter acontecido. A Casa di Giulietta é datada do século 13, pertencia originalmente aos Capello, a famosa sacada foi construída no pátio interno e a entrada custa 6 euros.
8. Torre dei Lamberti
A Torre dei Lamberti é visível da Piazza dele Erbe e o Castelo de San Pietro. Dizem que a vista lá de cima vale a pena, mas não subimos pois do Castel San Pietro já nos deixou encantados com Verona.
9. O complexo da catedral
A construção da Catedral foi iniciada em 1139. Tem uma imponente fachada e em seu interior o destaque vai para a Assunção (1535-1540) de Ticiano. Há também do lado externo as ruínas das igrejas mais antigas.
10. A rua Mazzini
É onde você encontrará a maior parte das lojas de grife e está localizada no caminho entre a Piazza Bra e a Piazza des Erbes.
Por fim, ficamos hospedados por 3 noites no Grand Hotel na Corso Porta Nouva, 150 – Verona
Em dois dias você poderá visitar a cidade sem correria.
Uma dica legal é visitar Sirmione, no Lago de Garda. Há excursões que saem de Verona. São 40 km de distância.
Vale a pena a visita!
Muito bom! Simples e abrangente. Parabéns
Muito obrigada, Caco 🙂