A pequena Hallstatt está localizada entre o lago Hallstatter See e as montanhas austríacas. Possui um cenário lindíssimo e uma história interessante.
Habitada desde a Era do Ferro, o vilarejo sempre foi valorizado devido às suas preciosas minas de sal. Historicamente, Hallstatt é conhecida pela sua produção de sal na mina mais antiga do mundo, a Salz Welten em atividade há cerca de 7000 anos!
A região passou a ser conhecida como a mais próxima da Idade do Bronze e da Idade do Ferro.
Em 1997 passou a ser Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Estivemos lá há mais de 8 anos quando pouquíssimos turistas a visitavam, em um bate e volta a partir de Salzburg (a distância entre as cidades é de 72km, percorridos em aproximadamente 1h15), mas o tempo estava chuvoso e não conseguimos fazer muito coisa. Quando chegamos desta vez, fiquei impressionada como cresceu o turismo nesse pequeno vilarejo!
Com menos de 1000 habitantes, esse pequeno paraíso austríaco se tornou uma grande atração turística e recebe diariamente visitantes de todo o mundo, especialmente asiáticos. Os chineses até construíram na China uma cidade réplica de Hallstatt.
O Que fazer em Hallstatt:
1. Admirar a beleza natural desse lugar lindo!
2. A Salz Welten é a Mina de Sal mais antiga do mundo e a principal atração do vilarejo.
Você pode chegar na mina caminhando (mas é uma subida e tanto) ou através do funicular.
Você pode fazer também as visitas guiadas que partem em horários pré-determinados. O passeio dura cerca de 4h.
Dizem que lá dentro é frio, então melhor levar um agasalho.
Só poderá ser visitada de abril a novembro.
Mais uma vez não fizemos esse passeio, decidimos fazer o outro, a 5km de Hallstatt recomendado pelos moradores. Os dois nos deixaria com o tempo muito apertado. Para visitar a minha de sal o tempo previsto é de 4h.
3. A Evangelische Kirche , a Igreja luterana, é o cartão-postal desse pequeno vilarejo e tem a torre mais alta que se sobressai nas fotos desse pequeno paraíso nos Alpes Austríacos.
4. A Katholische Kirche é a igreja católica localizada um pouco mais acima da Evangelische Kirche. Ao lado da igreja tem um cemitério, mas acredite, é uma graça! Parece um jardim.
5. A Marktplaz é a pracinha central rodeada de casinhas charmosas, lojas de souvenirs e cafés. Um charme!
Caminhe pelas ruelas desse lindo vilarejo e a cada cantinho você terá uma surpresa agradável!
6. A 5km de Hallstatt, em Obertraum, vale a pena o passeio em Dachstein Salzkammergut.
Um lugar com uma variedade de experiências e aventuras em meio a natureza.
Tem escaladas, trekking , paragliding , cavernas e uma plataforma de observação que tem uma vista linda do Hallstatter See. Subindo 2 teleféricos, você chega a mais de 2000 metros e caminhando uns 30 minutos chegará a plataforma de observação Cinco Dedos, ou Five Fingers, de onde tiramos a última foto desde post.
Para mais informações acesse
Vale ressaltar que o trecho da estrada chegando em Hallstatt tem uma linda vista do lago.
Dessa vez ficamos 2 noites para desfrutar melhor desse vilarejo encantador!
Hospedagem:
Ficamos hospedados no Seehotel Grüner Baum Boutiquehotel am Hallstättersee bem em frente a Marktplaz. Gostamos muito! Aqui está o link.
De um lado os quartos têm vista para a praça e do outro para o lago. Ah, você poderá tomar seu café da manhã com aquela belíssima vista do lago Hallstatter See.
Se você for de carro deverá estacioná-lo no parking fora do centro histórico e pegar um tranfer oferecido pelo hotel.