Não é à toa que Nice é a capital da Riviera Francesa e o maior balneário do Mediterrâneo. No charmoso e badalado litoral do sul da França, a cidade tem praticamente de tudo, praias banhadas pelo mar, uma linda arquitetura, elegância, história, bons comércios e restaurantes, museus e belíssimas paisagens.
Mesmo sendo a quinta maior cidade da França, ela conserva aquela atmosfera de lugar pequeno, onde a maior parte dos pontos interessantes da cidade se localizam praticamente perto da Place Masséna.
Em seus anos dourados, a cidade era o mais famoso refúgio do inverno europeu, com sua arquitetura elegante de influência italiana. Nice pertenceu à Itália e só foi devolvida à França em 1860.
É o ponto de partida ideal para conhecer a maravilhosa Côte d’Azur. Nice está localizada em um ponto estratégico, perto de cidades como VilleFranche-sur-Mer, Cap Ferrat, Éze, Mônaco e, do outro lado, Antibes e Cannes. Tem melhores preços para hospedagem, pois dispõe de mais opções do que suas vizinhas menores.
Dicas:
Como se locomover:
Na região da Place Massona e Vieux Nice não é permitida a circulação de carros. Por isso aqui vai uma sugestão: alugar carro em Nice só é recomendado quando você for para as demais cidades vizinhas ou as mais distantes. Caso você queira alugar um carro somente para uma parte da sua viagem, tem uma loja da Hertz bem próxima da Place Masséna. Eu sempre faço minhas reservas com antecedência.
O transporte público que vai para as cidades próximas custa somente 1,50 euros, então eu alugaria o carro somente para visitar os lugares mais distantes para explorar a região.
Onde ir e o que fazer:
- Place Masséna, o coração da cidade, com sua cor salmão e prédios elegantes, cafés e o prédio da Gallerie Lafayette, construído em 1859.
- Vieux Nice, o bairro mais antigo de Nice. É um lugar perfeito para ser explorado a pé, com suas cores vivas, praças, restaurantes e ruas charmosas.
- Promenade des Anglais, a avenida beira-mar em Nice.
- Colline du Château, foi onde a cidade nasceu. É um dos melhores locais para observá-la. Além de uma linda queda d’água, você verá quão belo é esse lugar!
- Fort du Mont Alban, ainda mais alto que a Colline du Château, o lugar é bem tranquilo e você tem a vista de Nice e da enseada de Ville-Franche, a cidade vizinha.
- Jean Medecin, onde há várias opções de compras.
- Praça Garibaldi, uma boa opção para jantar nos fins de semana se você quer um lugar mais tranquilo do que Vieux Nice.
Nesta praça tem a famosa Gallerie Lafayette, e lá você encontra os deliciosos macarons da Pierre Hermé, meus preferidos!
Vá até o Mercado das Flores, um lugar bem agradável.
Essa viagem foi em setembro de 2016, quando ainda estava bem calor na cidade. Aproveitamos as praias e os lindos cenários entre uma cidade e outra. Embora tenha bons museus na cidade, o nosso negócio dessa vez foi curtir as praias, viajar pelos arredores de Nice e conhecer as Gorges du Verdon (você pode conferir o post anterior).
Onde se hospedar:
Como a maioria dos lugares legais da cidade ficam perto da Place Masséna, da rua Jean Médicin e da Promenade dês Anglais (na altura de Vieux Nice), seria perfeito se hospedar nessa área.
Restaurantes:
- La Maison de MarieUma graça de lugar e uma comida bem gostosa. Fica na rue Masséna, 5 – Nice.
- Café de Turin, tem deliciosos frutos do mar. Fica na Place Garibaldi, 5 – Nice.