A Estrada Romântica é uma parte da Alemanha com um cenário encantador. São 290km com pequenas e lindas cidades que cortam o oeste do território bávaro, no sul do país.
Situada no cruzamento da Romantische Strasse (Estrada Romântica) com a Burgenstrasse (Estrada dos Castelos) ela adequa-se perfeitamente como ponto de partida para passeios nos arredores, como por exemplo as cidades de Nuremberg, Würzburg ou Dinkelsbühl.
Muito bem preservada, a cidade é um encanto! Flores enfeitam as jardineiras e as sacadas das casas que parecem de boneca!
Cercada por muralhas medievais, o local é uma delícia para passear. Cada cantinho tem o seu charme!
É aquele tipo de cidade que por mais que você caminhe, ao final do dia se sentirá simplesmente leve!
Esta especialidade é feita com massa de tarte segundo uma receita tradicional.
Caso você esteja de carro e quiser estacioná-lo, é melhor que o faça em um dos portões de entrada da muralha medieval e depois caminhe para conhecer a cidade.
Como ficamos hospedados no centro histórico, obtivemos um “selo” no valor de 2 euros por 24hs para estacionarmos logo ao lado do hotel.
No centro da cidade fica a Marktplatz, cuja construção principal é a Rathaus (prefeitura), misturando os estilos gótico e renascentista.
Com seus 500 anos de tradição, o Reitelermarkt (Mercados de Natal) de Rothenburg já é um dos mais antigos da Alemanha.
Dizem que o visual do centro histórico de Rothenburg ob der Tauber, inspirou o cenário do filme Pinóquio, de Walt Disney.
O Museu Medieval do Crime é dentro do centro histórico e mostra instrumentos de tortura e o desenvolvimento do direito desde o final da Idade Média até o séc. XIX.
Por fora dos muros medievais da cidade, você também encontra uma linda vista!
O local preserva até hoje o estilo medieval que pode ser visto nas torres de vigilância e muros que a cercam.
Quando anoiteceu, fomos surpreendidos por esse personagem…”um guardião local da Idade Média” que nos contou a história da cidade. Divertido! 🙂
A Rota Romântica possui várias cidadezinhas que são próximas umas das outras, portanto o melhor é fixar base em uma delas e ir visitando as outras. Rothenburg ob der Tauber, além de ser linda, está muito bem localizada.
Eu recomendo que você passe pelo menos uns 3 dias em Rothenburg ob der Tauber, visite as cidades mais próximas e depois se hospede em Munique por mais 4 dias, conheça a cidade e ainda termine de visitar os demais locais da Rota Romântica, que se situam mais ao sul, como Schwangau e Füssen. É uma boa opção principalmente se você pretende encerrar a sua viagem, fazendo um voo direto para o Brasil.
Há vários restaurantes aos quais você encontrará a rica diversidade da cozinha franca.
O vinho desta região do rio Tauber com certeza merece a sua atenção.